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Vida – Cornelius Vanderbilt

Nascido no ano de 1794, Cornelius Vanderbilt foi um grande empresário e filantropo estadunidense. Sendo assim um industrial do século XVIII para o século XIX nos EUA. Fundador da Accessory Transit Company, uma de suas companhias de trens.
Pais
Antes de mais nada, Cornelius era filho de Cornelius Vanderbilt e de Phebe Hand, que moravam em Port Richmond, Staten Island em Nova Iorque. Era o quarto filho do casal, tendo oito irmãos. Seu tetravô era fazendeiro holandês que migrou no final do século XVII para os Estados Unidos.
Curiosidade do Nome Vanderbilt
De acordo com o momento, quando o seu tetravô chegou aos Estados Unidos, vindo de um vilarejo chamado De Bilt, usou o termo van der que significa (de, do, da) preposição para local em holandês e adicionou, portanto, De Bilt, tornando o sobrenome em Inglês de Vanderbilt.
Casamento de Vanderbilt e Sophia
Cornelius casou-se com sua prima-irmã Sophia Johnson, filha de sua tia materna. Juntos tiveram treze filhos, sendo 12 sobreviventes à infância.
Império das Balsas
Cornelius aos onze anos abandonou os estudos e começou a trabalhar nas balsas da cidade de Nova Iorque. Em 1817, Vanderbilt iniciou uma companhia de transportes marítimos em conjunto com Thomas Gibbons, a The Union Line, contudo o seu grande desenvolvimento foi durante a Guerra de 1812, quando o governo contratou sua empresa para que transportasse suprimentos para as fortalezas ao redor da cidade de Nova Iorque, ganhando o apelido de Comodoro.
Apelido Comodoro
Comodoro é a denominação de uma patente militar atribuída a oficiais de categoria superior à de capitão de mar e guerra e inferior à de contra-almirante. A denominação comodoro também é utilizada para designar funções e categorias na marinha mercante, em forças aéreas e em clubes náuticos.
Império das Ferrovias
Em 1964 retirou-se de ramo e com 70 anos de idade começou seu império ferroviário, após ficar conhecido como Comodoro Cornelius Vanderbilt – dono do maior império ferroviário seu sobrenome foi dado a uma classe de locomotivas.

Vanderbilt, no final da guerra possuía uma rede ferroviária que valia – naquela época – US$ 68 milhões de dólares, o correspondente ao ano de 2012 a US$ 75 bilhões de dólares.
Primórdios
No início, Vanderbilt comprava diversas empresas do ramo para crescer a sua, inclusive após algumas recusas por parte de outros empresários ferroviários, criando assim diversas inimizades pelo seu estilo incisivo de compra.
Ponte Albany
Vanderbilt dono da ponte Albany que ligava Nova Iorque ao restante do pais mandou fecha-la impedindo os trens dos seus concorrentes de atravessar para a principal cidade do leste americano. Após esse ato e depois de alguns outros percalços, Cornelius Vanderbilt detinha a maior rede ferroviária do mundo.
Rockefeller
Após transportar por anos diversos produtos em seus trens, Vanderbilt recebe uma visita inesperada – ou esperada – John D. Rockefeller. Contudo o que queria Rockefeller com Vanderbilt? A história de Rockefeller você lê aqui
Petróleo e Trens
Como transportar uma quantidade maior de petróleo afim de levar para as mais diversas áreas dos EUA? De avião? De caminhão? – Acho que não. Durante muito tempo, Vanderbilt transportou o petróleo de Rockefeller pelos trens de suas companhias, até chegar o momento que a produção de Rockefeller excedia a capacidade de transporte das ferrovias. Após alguns desentendimentos ente Vanderbilt e Rockefeller, o transporte de petróleo foi priorizado em outro sistema modal, o oleoduto.
Lista de Ferrovias
- New York e Harlem Railroad (1863–)
- Hudson River Railroad (1864–)
- New York Central Railroad (1868–)
- Canada Southern Railway (1873–)
- Lake Shore e Michigan Southern Railway (1873?–)
- Michigan Central Railroad (1877–)
- New York, Chicago e St. Louis Railroad (Nickel Plate Road, 1882–)
- West Shore Railroad (1885–)
- Rome, Watertown and Ogdensburg Railroad
- Dunkirk, Allegheny Valley e Pittsburgh Railroad
- Cleveland, Cincinnati, Chicago e St. Louis Railway
- Lake Erie e Western Railroad
- Pittsburgh e Lake Erie Railroad
Legado
Sobrou alguma coisa do sistema ferroviário de Vanderbilt? Inegavelmente temos a Grand Central Terminal, aquela famosa estação em New York, além é claro das ferrovias que, antes de mais nada foram atualizadas e remodeladas, por causa de sua vontade de expansão passaram a existir nos Estados Unidos.

Filantropia
Vanderbilt, como outros empresários entrou no sistema da filantropia e doou milhões de dólares para diversas áreas, dentre elas a educação com a Vanderbilt University.
Fortuna
Sua fortuna é estimada em US$200 bilhões, assim sendo considerado uma das cinco pessoas mais ricas da história dos Estados Unidos da América.
Últimos Anos e Falecimento

Vanderbilt perdeu sua esposa, posteriormente a esse momento trágico em sua vida mudou-se para o Canadá onde em 1869 casou-se surpreendentemente com, outra prima, Sra. Crawford. Passaram-se oito anos e Comodoro Cornelius Vanderbilt falece, em 1877, deixando uma fortuna equivalente há US$147 bilhões, sendo que suas 8 filhas vivas receberiam US$500 milhões cada, sua esposa US$500 milhões e seu filho preferido (só para ilustrar alguns dizem o único que ele se importava pois tinha mãos de ferro para os negócios) deixou para ele mais de US$138 bilhões.
Testamento Contestado
Seu testamento foi contestado por algumas filhas e por Cornelius Jeremiah Vanderbilt, um dos seus filhos. Contudo durou somente 1 ano até que CJV cometesse suicídio e assim terminasse a disputa do testamento.